Assad culpa Ocidente pelo terrorismo do ISIS

Os bombardeios britânicos contra o ISIS na Síria são ilegais e vão apenas espalhar o “câncer do terrorismo, disse o presidente sírio Bashar al-Assad, em entrevista publicada neste domingo.

O presidente sírio criticou a decisão da Grã-Bretanha de lançar ataques aéreos , culpando o Ocidente pela ascensão do grupo terrorista, como também pela morte de centenas de milhares de sírios. 

Falando na tranquilidade de seu palácio em Damasco, protegido dos barulhos da guerra no subúrbio da cidade, Assad disse que as ações do Reino Unido poderiam “ajudar o terrorismo”.

“Será nocivo e ilegal e irá ajudar o terrorismo, como aconteceu depois que a coalizão começou sua operação um ano atrás porque é como um câncer,” disse Assad.

O líder sírio também indeferiu o pedido que um dia o governo britânico possa recorrer a ajuda militar de alguns dos 70 mil rebeldes moderados como uma “farsa clássica”.

Forças leais a Assad mataram sete vezes mais civis que o ISIS na Síria, tanto que o primeiro-ministro britânico David Cameron descreveu Assad como um dos “principais sargentos recrutadores do grupo terrorista”. 

Em seu sexto ano, a Guerra Civil síria matou mais de 250 mil pessoas e reduziu a população do país a metade. Dezenas de milhares de pessoas morreram nas cadeias do país.

Quando pressionado por estes números, Assad disse que a culpa deveria jazer nos países ocidentais e seu aliados árabes.

Traduzido e adaptado  do The Telegraph por R. Pacelli.

Foto: AFP/Getty

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s